Neuropsicologia e Psicologia
Avaliação Psicológica
Trata-se de um processo estruturado e compreensivo de investigação de fenômenos e funcionamento psicológico, de forma a orientar ações e decisões futuras, é composta de: técnicas, métodos e instrumentos (testes psicológicos aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia), com o objetivo de prover informações à tomada de decisões. A avaliação infantil se dá por meio do encontro de pelo menos três partes: o psicólogo, a criança e seus pais. Destaca-se por meio de um conjunto de procedimentos, coletando dados para testar hipóteses clínicas que foram levantadas inicialmente, e/ou predizer comportamentos e desempenhos futuros, fornecendo também um diagnóstico baseado na ciência psicológica.
A especialidade
A Avaliação Neuropsicológica é um procedimento que tem por objetivo investigar quais as funções cognitivas que estão preservadas e as que estão comprometidas, nela também são verificadas e analisadas certas características comportamentais. Ela é realizada por meio de aplicação de técnicas de entrevistas, testes, baterias e escalas padronizadas para avaliação das funções cognitivas abrangendo processo de atenção, percepção, memória, linguagem e raciocínio.
Sendo nosso público alvo infanto-juvenil, frequentemente é possível identificar nas crianças e adolescentes, algumas alterações de comportamento e/ou certas dificuldades de aprendizagem na escola. Isto ocorre devido a diversos fatores, como problemas de concentração, atenção, compreensão, memória, incapacidade para ler, para fazer cálculos, entre outros. Através da Avaliação, é possível identificar as carências nas áreas específicas e realizar sugestões de como contorna-las ou reduzi-las nas áreas onde são mais evidentes, seja na escola, em casa, etc.